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Veja o passo-a-passo para solicitar a carteira de identidade profissional

Postado em: Ter, 24 de Outubro de 2017   07:48

O Sincor-PR encaminha a todos os Corretores de Seguros do Paraná um passo-a-passo para a solicitação da carteira de identidade profissional. Este passo-a-passo foi produzido pelo Ibracor que, em parceria com os Sincor’s, está responsável pela entrega do documento em todo o Brasil. A solicitação deve ser feita pelo site da Susep.

O custo da carteira é de R$ 41,16. O presidente José Antonio de Castro destaca que o Sincor-PR irá pagar esse custo para todos os Corretores associados e que estejam em dia com suas obrigações com o Sindicato.

Mas para isso é preciso, que após a geração do boleto, ele seja encaminhado para o Sincor-PR, para o e-mail tesouraria@sincor-pr.org.br . O Sindicato avisa que NÃO é possível pagar o boleto e depois solicitar restituição do Sincor-PR.

Portanto, gere o boleto e encaminhe ao Sincor-PR, que efetuará o pagamento. “Os associados que, porventura, já tenham feito a solicitação e pago o boleto precisam informar o fato ao Sindicato, para buscarmos uma alternativa de ressarcimento, como forma de sermos justos”, explica o presidente José Antonio de Castro.

O Sincor-PR esclarece ainda que não possui qualquer responsabilidade pela emissão das carteiras profissionais e os dados descritos nas mesmas.

Veja o passo-a-passo:

1. Quem poderá solicitar a carteira de identidade profissional?

Todos os corretores de seguros que já estiverem recadastrados e aos corretores de
seguros que tiveram sua concessão de registro deferida após o início do recadastramento
(01/06/2017).

2. Onde o corretor de seguros poderá solicitar o seu pedido de carteira?

No sítio eletrônico da Susep.

3. Ao aparecer a mensagem de segurança "site não é seguro" o que devo fazer?

Eventualmente, esse certificado de segurança, emitido por uma certificadora oficial, pode
apresentar problema. A orientação é ignorar o erro (clicando na opção avançado) e
prosseguir para o site.

4. Em caso de erros diversos no prosseguimento, o que devo fazer?

É importante verificar a versão de seu navegador. Versões recomendadas: Mozilla Firefox
(40.0 ou superior), Chrome (37.0 ou superior), e Internet Explorer (10 ou 11).

?5. Como é o passo a passo?

1º - Acessar o site da Susep – www.susep.gov.br ou link:
https://www2.susep.gov.br/safe/menumercado/Carteiras/PreLoginCarteira.asp

2º - Tenha em mãos: seu CPF, a sua senha gerada no recadastramento e seu código de corretor;

3º - Após fazer a leitura da orientação disponível na página de pré-login, deverá clicar em
“Prosseguir”;

4º - Deverá digitar o CPF, a sua senha gerada no recadastramento e o código de
verificação nos campos indicados e clique em "Entrar";

5º - O corretor deverá conferir os seus dados (extraídos de seu cadastro na SUSEP),
conferir, e se for o caso, completar as informações do seu cadastro. Atenção: é de
EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO CORRETOR a conferência de seus dados no cadastro;

6º - Caso seja identificado algum dado incorreto, o corretor não deve concluir a solicitação
da carteira. Se já tiver concluído, não deve gerar o boleto para pagamento. Se já tiver gerado o boleto, não deve efetuar o pagamento do respectivo boleto, pois a carteira de
identidade profissional será expedida exatamente com os dados disponibilizados para
essa conferência;

7º - A orientação em situações de identificação de erro é que o corretor de seguros corrija o erro identificado no seu cadastro, através de pedido de alteração cadastral, a ser realizado no sistema da Susep, utilizado o número de seu CPF e a sua senha criada no recadastramento;

8º - Com as informações confirmadas, deverá clicar em “confirmar”. Após deverá iniciar o fluxo de solicitação;

9º - Já no ambiente da empresa parceira, a Certisign, deverá clicar em “Nova solicitação” e
informar o número de registro na Susep. Após irá identificar suas informações e deverá
clicar em “continuar”;

10º - Será solicitado ao corretor, também, o fornecimento de uma foto e sua assinatura; ?
- A foto deverá atender às exigências do padrão ICAO (o mesmo usado em passaportes) -
Clique para mais informações:
https://sistemas.mre.gov.br/kitweb/datafiles/Munique/pt-br/file/Fotos%20ICAO.pdf
?
- Quanto à assinatura, é possível anexar o arquivo com sua assinatura no formulário
disponível, fazer o upload de um arquivo com a imagem da assinatura digitalizada, ou
desenhá-la com o mouse.

Vale lembrar que, para retirada da carteira, será exigida a apresentação de documento
que deverá ter assinatura igual ou similar à enviada para a emissão da carteira.

No caso de assinatura digitalizada, a mesma deve obedecer a alguns requisitos mínimos
(descritos na página onde será solicitada).

11º - Ao concluir a conferência do seu cadastro, preenchimento de dados solicitados, envio
da foto e da assinatura, o corretor deverá gerar o boleto para pagamento e após o
pagamento do respectivo boleto, considere seu pedido realizado.

6. Qual o prazo de disponibilização da entrega da carteira?

Em relação ao prazo de disponibilização, a produção das mesmas pela empresa
contratada se dará em lotes, inicialmente de 500 (quinhentas) unidades, em face dos
custos envolvidos para a sua produção, podendo o tempo de entrega variar conforme a
demanda.

7. Há prazo mínimo ou máximo para emissão da carteira pela parceira?

Não há prazo mínimo ou máximo para emissão das carteiras, após a solicitação no
sistema, uma vez que somente serão emitidas a partir do fechamento do lote de 500
unidades.

8. Quem será responsável pela distribuição das carteiras?

A distribuição das carteiras ficará a cargo do Ibracor, em parceria, no Paraná, com o Sincor-PR.

9. Quem pode buscar minha carteira? Posso pedir que o Ibracor me envie pelos
Correios?

O corretor deve se dirigir ao Sindicato dos Corretores de Seguros de seu Estado ou às
Delegacias Regionais para retirada da carteira. As carteiras não serão entregues por Correio.

10. O que eu preciso levar para retirar minha carteira no Sindicato dos Corretores de
Seguros de seu estado ou Delegacias Regionais?

O corretor deverá apresentar comprovante de pagamento da carteira e documento de
identificação original com foto para a retirada do documento.

Atenção: O documento a ser apresentado no ato da retirada da carteira deverá ter
assinatura igual ou similar à enviada para a emissão da carteira.

11. O que deve ser feito em caso de identificação de erro na carteira de identidade
profissional emitida?

Em caso de identificação de erro na carteira de identidade profissional emitida, no ato da
conferência realizada na entrega, somente será aceita a devolução, para os erros
relacionados à empresa que confeccionou o documento. Ou seja, para os erros de
digitação ou informação equivocada no cadastro, confirmada pelo corretor no ato da solicitação realizada no sistema, não serão aceitas devoluções. Caberá ao corretor corrigir o erro identificado na carteira de identidade profissional diretamente no cadastro da Susep, através de pedido de alteração cadastral, a ser realizado no sistema da Susep, utilizado o número de seu CPF e a sua senha criada no recadastramento. Após o processamento da alteração no cadastro, o corretor deverá proceder com uma nova solicitação, arcando com o ônus da nova emissão.

Para mais informações, o corretor de seguros poderá encaminhar perguntas ao Fale
Conosco do Ibracor (faleconosco@ibracor.org.br).



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