SINCOR-PR
Rua Dr. Reynaldo Machado, 1309 - Bairro - Prado Velho
CEP: 80215-010 - Fone (41) 3213-9999 - Fax (41) 3213-9998
Curitiba PR

NOTÍCIAS

Reunião discute ativação da Câmara de Mediação e Arbitragem do Mercado de Seguros

Postado em: Sex, 01 de Março de 2019   20:14

Representantes do Sincor-PR estiveram reunidos no último dia 13, em Curitiba, para discutir a ativação da Câmara de Mediação e Arbitragem (Mediarbi) do Mercado de Seguros.

A reunião foi proposta pelo Presidente do Sincor-PR, Wilsinho Pereira, com o propósito de delinear a reestruturação da Câmara para que, por meio dela, se promovam soluções de conflitos entre os entes do setor, que envolvem Corretores de Seguros, seguradoras e segurados.

O Presidente da Mediarbi e diretor do Sincor-PR, Elcio Ricardo de Miranda, explica que as ações judiciais normais têm custos muito altos, além de provocar desgastes entre as partes. Ao contrário, a mediação e a arbitragem agem em uma outra linha, a da negociação e da conciliação. "Ao final de uma ação judicial, normalmente você pode se sentir injustiçado pela decisão do juiz, ao passo que numa solução mediada as partes evoluem e o acordo acaba sendo interessante para ambos", destaca. Miranda diz ainda que numa câmara de mediação e arbitragem há apaziguamento, sem ganhadores ou perdedores.

Segundo o Presidente da Mediarbi, a Câmara de Mediação e Arbitragem é um projeto de visão do Sincor-PR, criado há muitos anos, que agora está sendo ativado, dentro do Projeto Sincor-PR 2022, que previu, em 2012, uma série de ações para serem implementadas em 10 anos. "É uma grande colaboração do Sincor-PR para a melhoria e o engrandecimento do mercado de seguros no Paraná".

Miranda destaca também que um ponto bastante positivo da Câmara é o tempo, pois enquanto uma ação judicial pode levar muitos anos para ter um desfecho, e nem sempre ser positivo para os proponentes, na Câmara de Mediação e Arbitragem o prazo seria de no máximo 180 dias.

Participaram da reunião o Presidente do Sincor-PR, Wilsinho Pereira; o 1.º vice-presidente, José Antonio de Castro; os diretores Dilermando Garcia, Edison Bertolazo e Elcio Roberto de Miranda, o diretor-executivo do Sindseg-PR/MS, Ramiro Fernandes Dias, que é membro da Mediarbi e cedeu o espaço do Sindicato para realização da reunião; e o advogado Luiz Carlos Checozzi.



A reunião foi no último dia 13, em Curitiba.

Picasa Facebook Twitter Youtube