SINCOR-PR
Rua Dr. Reynaldo Machado, 1309 - Bairro - Prado Velho
CEP: 80215-010 - Fone (41) 3213-9999 - Fax (41) 3213-9998
Curitiba PR

NOTÍCIAS

Receita do setor de seguros cresce 3% no primeiro bimestre de 2015

Postado em: Sex, 17 de Abril de 2015   14:57

Os valores acumulados de prêmios de seguros registraram uma alta de apenas 3% nos dois primeiros meses de 2015. Essa é uma das conclusões da "Carta de Conjuntura do Setor de Seguros", publicação mensal assinada pelo Sincor-SP (Sindicato dos Corretores de Seguros no Estado de São Paulo), e que apresenta um mapeamento mensal do mercado de seguros.

De acordo com Francisco Galiza, consultor de Economia do Sincor-SP e responsável pelo trabalho, o desempenho é reflexo da queda registrada em diversos indicadores. "Se levarmos em conta os últimos cinco meses, as previsões de crescimento da economia para 2015 passaram de mais 0,8% para menos 1,0% e o dólar comercial saltou de R$ 2,67 para R$ 3,20", explica Galiza.

O faturamento em diversos ramos do mercado de seguros, no período em análise, revela variação acumulada de 6% no segmento de pessoas e inferior a 3% nos ramos elementares. A maior queda se deu no segmento de capitalização que, a despeito de manter nos últimos anos evoluções bastante expressivas, apresentou queda de 7% no faturamento anual em dados acumulados até fevereiro de 2015.

Segundo o estudo, trata-se de fenômeno que tem acontecido em outros ativos populares da economia, como a caderneta de poupança, por exemplo, que tem registrado mais saques do que depósitos. É assim que, diante as dificuldades atuais na economia, a sociedade como um todo não está conseguindo mais poupar no mesmo nível dos anos anteriores.

A expectativa, contudo, é de que os números comecem a melhorar a partir do segundo semestre deste ano. As projeções da Carta ainda indicam expansão do mercado, com o segmento de seguros crescendo em torno de 8%, chegando a 10% se incluídos os resultados do PGBL e VGBL.

Para ler na íntegra a edição de abril da "Carta de Conjuntura do Setor de Seguros" basta acessar AQUI.



Picasa Facebook Twitter Youtube