SINCOR-PR
Rua Dr. Reynaldo Machado, 1309 - Bairro - Prado Velho
CEP: 80215-010 - Fone (41) 3213-9999 - Fax (41) 3213-9998
Curitiba PR

NOTÍCIAS

Primeiro evento do Ciclo de Palestras abordou papel do líder nas empresas

Postado em: Sex, 27 de Fevereiro de 2015   15:50

A consultora Rosana Sá ministrou em Curitiba nesta quinta-feira (26) a primeira palestra do Ciclo de Eventos 2015, intitulada "O impacto do líder na motivação dos liderados". A palestra foi realizada pelo SINCOR-PR, em conjunto com SINDSEG-PR/MS e FUNENSEG.

A abertura foi feita pelo presidente José Antonio de Castro. Em sua mensagem de boas-vindas destacou algumas notícias do mercado. Observou que, em todo o Paraná, 1.489 Corretores de Seguros aderiram ao Supersimples, uma das maiores conquistas da categoria nos últimos anos, obtida em 2014.

"Isso significa pouco mais de 60% dos profissionais do estado e é um número muito significativo", ressaltou. Castro destacou ainda que a prefeitura de Curitiba, respondendo a uma solicitação do SINCOR-PR, informou que o ISS do Simples não deve ser retido pelas seguradoras.

"Nos próximos dias iremos encaminhar a resposta oficial da prefeitura a todos, para tomarem ciência da resposta à consulta que fizemos, como forma de melhor orientar nossa categoria", explicou.

PALESTRA – Em sua palestra, Rosana destacou que líder não é aquele que tem funcionários subordinados. "Ser líder é muito mais que isso", disse, ressaltando que para ser considerado um é preciso estar aberto a também aprender com os funcionários ou colegas que estão numa posição hierarquicamente inferior.

Ela observou ainda que outra característica do líder é ter foco. E citou o americano Daniel Goleman, psicólogo e Ph.D. da Universidade Harvard, que se tornou célebre ao publicar o livro Inteligência Emocional, em 1995, que já vendeu mais de 5 milhões de cópias no mundo.

Nele, Goleman defende que, num momento em que a tecnologia e o excesso de informação geram distrações a cada minuto, criou-se uma geração sem foco, com dificuldade de desenvolver a capacidade de concentração. "Vivemos num turbilhão de informações, não podemos nos perder nelas", orienta.

E um dos papéis do líder, segundo Rosana, é saber estimular os demais colegas de trabalho. "Estimular é possível, mas motivar não, pois isso é uma característica pessoal, que deve vir de dentro de cada um".

GERAÇÕES – Segundo Rosana, estudos demonstram que 75% das empresas do mundo têm problemas de conflitos de gerações. "Mas é preciso um líder que consiga congregar forças, para tirar o melhor de cada integrante dessas gerações, para o bem corporativo".

Para ela, há algumas condições que motivam as pessoas no trabalho: condições de executar bem as atividades, desafios constantes, novas oportunidades sempre, reconhecimento e ser ouvido. E também ser respeitado como profissional, ser tratado de modo justo, ser aceito como é ter a sensação de ser útil para a empresa.

O fechamento da palestra foi feito pelo diretor executivo do SINDSEG-PR/MS, Ramiro Fernandes Dias. "Começamos muito bem este Ciclo, com a casa cheia. E informo a todos que estaremos junto com o SINCOR-PR durante todo o ano de 2015, mais uma vez".

Veja fotos AQUI.



Picasa Facebook Twitter Youtube