SINCOR-PR
Rua Dr. Reynaldo Machado, 1309 - Bairro - Prado Velho
CEP: 80215-010 - Fone (41) 3213-9999 - Fax (41) 3213-9998
Curitiba PR

NOTÍCIAS

Palestra abordou Responsabilidade Civil dos Corretores de Seguros

Postado em: Sab, 14 de Setembro de 2013   20:18

Sala lotada e muita participação da plateia. Este foi o cenário na última terça-feira (10) em Curitiba durante a palestra ministrada pelo professor Inaldo Bezerra, da FUNENSEG, sobre Responsabilidade Civil para Corretores de Seguros.

A abertura foi feita pelo presidente do SINCOR-PR, José Antonio de Castro, que deu as boas-vindas aos Corretores de Seguros e demais participantes, destacando que o tema é de extrema importância para a categoria e que fazer um seguro de RC pode evitar muita dor-de-cabeça.

A palestra abordou pontos específicos da legislação do mercado de seguros, obrigações legais do profissional e itens dos Códigos Civil e de Defesa do Consumidor, dentre outros. Segundo o professor, o Corretor precisa conhecer a legislação para poder prestar um bom serviço e evitar problemas com seus clientes.

E aborrecimentos – principalmente decorrentes de prejuízos financeiros por ações jurídicas movidas pelos segurados – podem ser evitados, de acordo com Bezerra, com transparência e informação. “O Corretor precisa ser ético, honesto com seu cliente, e informar tudo sobre a apólice, pois quanto mais informações o segurado receber, mais problemas poderão deixar de existir”.

E, mesmo assim, o Corretor de Seguros não está a salvo de receber um processo judicial, em responder solidariamente com a Seguradora, em caso de descontentamento do segurado. Hoje é muito comum, segundo o professor, ações incluírem o Corretor de Seguros em processos judiciais. “O maior número de condenações na esfera judicial se dá por falta de transparência”, acentua.

O corre-corre diário é o grande vilão do negócio, de acordo com Bezerra. Muitos profissionais, segundo ele, fazem tudo de forma automática, sem o zelo necessário e inerente à profissão. “Temos que tomar muito cuidado para não cometer erros”, lembra. Um dos mais comum seria o preenchimento do perfil pelo segurado. “O Corretor não deve fazer isso nunca”, orienta.

Bezerra diz também que alguns Corretores de Seguros ‘abandonam’ seu segurado, na hora em que ele mais precisa. “Se ele ligar de madrugada tem que atender, orientar, pois é o momento em que ele mais precisa. Há profissionais que pedem para o segurado ligar para o 0800 da Seguradora...”. O troco pode vir na próxima renovação.

Além do presidente José Antonio de Castro, participaram da palestra pelo SINCOR-PR os diretores Wilson Pereira e Pedro Eyng, o assessor jurídico Antonio Carlos Cordeiro e uma das coordenadoras da Coordenadoria da Mulher, Angélica Rocha.



Os Corretores de Seguros lotaram o auditório para assistir à palestra.

José Antonio de Castro e Inaldo Bezerra.

Picasa Facebook Twitter Youtube