SINCOR-PR
Rua Dr. Reynaldo Machado, 1309 - Bairro - Prado Velho
CEP: 80215-010 - Fone (41) 3213-9999 - Fax (41) 3213-9998
Curitiba PR

NOTÍCIAS

Evento homenageia as mulheres do mercado de seguros

Postado em: Ter, 19 de Março de 2013   20:24

Na tarde da última quarta-feira (13), a Escola Nacional de Seguros (FUNENSEG), em parceria com o SINCOR-PR e o SINDSEG/PR-MS, realizou um evento destinado exclusivamente às corretoras de seguros do estado. A solenidade foi realizada no Hotel Bourbon, em Curitiba, e reuniu diversas profissionais do ramo, inclusive as coordenadoras da Coordenadoria da Mulher do Sindicato, Angélica Rocha e Fabiana Pacheco Guarenghi. Foram realizadas duas palestras e na sequência um jantar especial.

Antes da primeira palestra o presidente da FUNENSEG, Robert Bittar, destacou a execução do evento em valorização às mulheres. "A Escola Nacional de Seguros tem dado todo o valor à data, promovendo eventos como este, em parceria com o SINCOR/PR e o SINDISEG/PR-MS", destacou. Logo em seguida, o presidente do SINCOR, José Antonio de Castro, também se pronunciou, e enfatizou as comemorações do mês internacional da mulher.

Ele citou os desafios enfrentados pela mulher moderna e o crescimento da participação feminina na economia. "Em nosso mercado paranaense já são quase 30%, 852 corretoras de seguro, portanto, não poderíamos deixar de ampliar nossas atenções a estas mulheres", afirmou José Antonio. O presidente falou ainda sobre a criação da Coordenadoria da Mulher, que tem o objetivo de proporcionar o ingresso das mulheres à vida institucional do SINCOR-PR.

"Neste momento especial quando comemoramos o mês internacional da mulher, refletimos no grande desafio que a mulher moderna tem à sua frente, com suas responsabilidades e a carga de trabalho tornando-se cada vez maiores", destacou o presidente do SINCOR/PR em seu discurso.

José Antonio ressaltou ainda que a mulher moderna, além dessas demandas, tem suas preocupações com "a família, o trabalho, sua saúde, sua beleza, áreas da vida em que a mulher geralmente se cobra na busca de sua natureza, que é a busca da perfeição". Ele também citou dados da participação da mulher na política, que se torna cada vez maior.

João Gilberto Possiede, presidente do SINDSEG/PR-MS também fez uso da palavra e destacou o evento, ressaltando a necessidade de um tratamento gentil e cordial às mulheres. Logo em seguida, Dulce Thompson, líder de prática de esportes e entretenimento da Marsh Seguros, ministrou a palestra "Por que desistir de lutar?". Inicialmente falou sobre seus desafios pessoais, desde o tempo de jogadora profissional de vôlei até entrar para o mercado de seguros, em 1994.

"O seguro é uma coisa interessante, a gente se apaixona quando começa a lidar", disse ela. Durante a palestra ela apresentou alguns dados referentes à participação das mulheres no mercado de trabalho e destacou que ainda existem diferenças relacionadas à remuneração e à participação política, mas reiterou que o público feminino está avançando nas estatísticas.

Entre outras questões, citou a necessidade de uma boa relação dentro da empresa e como lidar com a concorrência. Segundo ela é preciso sempre manter um ponto de equilíbrio. "É necessário sempre encaixar alguma coisa a cada dia", disse ela.

A segunda palestra foi realizada pela diretora de ensino técnico da FUNENSEG, Maria Helena Monteiro, profissional com mais de 40 anos de experiência em cargos executivos. Com o tema "Independência Feminina e Educação Financeira", Maria Helena abordou diversos pontos de reflexão sobre a educação financeira. Apontou alguns dados, como do SPC, que destaca que 52% das pessoas endividadas no Brasil são mulheres.

A maior parte da inadimplência ocorre nos setores de roupas e calçados. A palestrante frisou a necessidade de um planejamento melhor para as compras, evitando gastos desnecessários e, por conseqüência, o endividamento. De acordo com informações apresentadas, o cheque especial e o cartão de crédito estão entre os grandes vilões. Maria Helena também repassou diversas dicas para se chegar a um melhor controle financeiro.

Após a palestra foram realizados diversos sorteios de brindes entre as profissionais presentes. Patrícia Lopes, da SulAmérica, foi uma das participantes do evento. "É bastante importante. Estamos percebendo o crescimento das mulheres no ramo de seguros. Eventos como esse fazem com que a mulher não se sinta menor que o homem", opina.

Josiane Boganika, que trabalha para a Marítima, também destacou a valorização. "É uma novidade para nós, para reforçar que a mulher está em uma grande parcela do mercado. As palestras foram com pessoas experientes, gostei dos temas. O evento conseguiu atingir seu objetivo, conseguimos nos identificar", afirmou.

Para o encerramento todas as convidadas participaram de um jantar, onde puderam confraternizar e trocar experiências.



Picasa Facebook Twitter Youtube