SINCOR-PR
Rua Dr. Reynaldo Machado, 1309 - Bairro - Prado Velho
CEP: 80215-010 - Fone (41) 3213-9999 - Fax (41) 3213-9998
Curitiba PR

NOTÍCIAS

DPVAT, Vida & Benefícios e seguro de automóvel intensificaram debates no 7.º Workshop em Cascavel

Postado em: Qua, 31 de Outubro de 2012   09:32

O endividamento deixou as pessoas mais conscientes da necessidade de fazer seguro. Esta foi uma das afirmações feitas na quinta-feira (25) no 7.º Workshop de Corretores de Seguros, realizado pelo SINCOR-PR em Cascavel.

A afirmação é da gerente de produto da Bradesco Vida & Previdência, Jaqueline Rocha do N. Kleine Albers , que participou do painel Vida & Benefícios. Segundo ela, a facilidade das pessoas adquirirem um bem, a longo prazo, tem feito muitos verificarem a necessidade de ter um seguro. "As pessoas sabem que é difícil comprar, mas fácil perder, então o seguro surge para beneficiá-las", disse.

Segundo ela até mesmo empresas menores têm procurado fazer reservas para comprar seguro. Nesta linha, disse que o mercado esta aquecido, mas recebe poucas solicitações de determinados tipos de seguros, como o escolar, o de vida educacional (para o responsável financeiro do aluno), de eventos e até mesmo específicos para atletas profissionais. "É preciso que o Corretor conheça mais os produtos disponíveis para poder comercializar", diz.

Para o account Vida Região Sul da Liberty, Johnson Zonta, o mercado tem muito para crescer. "Hoje o mercado segurador significa 3% do PIB e em países da Europa, por exemplo, esse índice é de 14%", explica. Segundo ele, nos últimos 10 anos o mercado de Vida cresceu, em média, 15% ao ano.

O presidente da Centauro, Ricardo Iglesias Teixeira, destacou que o mercado realmente está em ascensão, mas o Corretor de Seguros deve estar preparado. "Ele terá que ter foco, capital para investimento, conhecimento, tecnologia e uma ótima equipe", disse. Caso contrário, ressaltou, cada vez mais o profissional pode ficar defasado e isso significa perder negócios.

Após as preleções iniciais os participantes do painel Vida & Benefícios, apresentarem seus pontos de vistas sobre o tema e responderam às perguntas da plateia.

O Superintendente Executivo da Bradesco Auto/RE , Salomar Osti, iniciou as preleções sobre o futuro do seguro de automóvel destacando que há muitas dúvidas sobre como o mercado irá reagir nos próximos anos, mas que é possível enxergar alguns caminhos.

Para ele é possível prever que a relação seguradoras/corretores precisa ser cada vez mais fortalecida, pois as novas tecnologias que já estão aí indicam uma mudança de postura e no modo de se fazer negócios. "E teremos muitas outras, que também podem provocar novas mudanças".

O diretor da HDI Seguros, Moacir Abba, destacou, que a melhoria na situação econômica tem feito o mercado mudar desde já. "Nos últimos anos a classe C cresceu significativamente e, com isso, os negócios também, mas ainda é difícil prever o que irá acontecer no futuro. De qualquer forma, teremos de estar preparados", disse.

Ao final deste painel, que também contou com exposição dos pontos de vista dos participantes, o público fez uma série de perguntas, com a finalidade de tentar esclarecer dúvidas sobre o tema.

O tema DPVAT também integrou o 7.º Workshop. O diretor do SINCOR-PR e co-coordenador da área de DPVAT, Luiz Antonio Abib, apresentou painel intitulado "DPVAT, direito do cidadão", destacando o seguro como importante instrumento social de securitização e os benefício de ser um Corretor de Seguros Parceiro.

Na avaliação do presidente do SINCOR-PR, José Antonio de Castro, o 7.º Workshop atingiu seus objetivos. "Com os eventos que promovemos no estado, nossa intenção é aperfeiçoar as relações de mercado e possibilitar que o Corretor de Seguros esteja sintonizado com as mais novas mudanças, sejam elas tecnológicas ou de legislação e, como foi no caso do painel sobre automóvel, tentar vislumbrar um caminho para que possamos trilhar, de forma segura, dentro do mercado segurador no futuro".

O evento contou com a participação, pelo SINCOR-PR, do delegado do Sindicato em Cascavel, Jurandir Leite da Silva; do diretor Carlos Alberto Tiem; do primeiro vice-presidente Osnir Roberto Gaspar; do primeiro-secretário Wilson Pereira; do coordenador da área do DPVAT, Luiz Carlos Moscardini; do assessor jurídico Antonio Carlos Cordeiro; do subdelegado de Foz do Iguaçu, Delmir Antonio Barp; e do subdelegado de Toledo, Luiz César Dullius.

A realização do evento foi do SINCOR-PR, com patrocínio Ouro da Bradesco Seguros e HDI Seguros; Prata da Liberty Seguros; Bronze da Centauro Vida e Previdência, Chubb Seguros, Marítima Seguros e Porto Seguro Seguros/Azul Seguros; Service da Extramed e Apoio do SINDSEG-PR/MS, FENACOR e FUNENSEG. Apoio local: ACIC Cascavel e Núcleo de Seguros.



Picasa Facebook Twitter Youtube