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Dicas Profissionais - Aprenda a ser mais produtivo no trabalho

Postado em: Sex, 29 de Março de 2019   13:02

Você pode estar se perguntando que este tema não lhe interessa, porque já se considera produtivo. Mas se lembre de que não importa o quão produtivo você possa ser, haverá sempre oportunidades para melhorar e aumentar o seu nível de produção.

O primeiro passo é ser uma pessoa orientada para os resultados. O restante se baseia em pensamentos, atitudes e estratégias que ajudarão a manter o foco e alcançar resultados mais elevados.

Diferentes métodos e sistemas são testados para verificar se devem ser adotados ou descartados, dependendo da eficácia que eles proporcionam.

Para a sua sorte, já utilizamos muitas técnicas eficientes e compartilharemos com você nesse post como poderá colocá-las em prática para produzir mais em menos tempo e com melhor qualidade.

Confira!

1. Planeje o seu dia na noite anterior

Antes de dormir, gaste apenas cinco minutos para planejar o dia seguinte.

Liste todas as coisas que você deseja e o que precisará fazer. Coloque as tarefas em ordem de prioridade.

Dessa forma, você poderá dormir mais tranquilo, sem se preocupar em lembrar o que terá que fazer no dia seguinte. Além disso, terá maior foco ao acordar desperdiçando menos tempo do seu dia.

2. Liste as tarefas mais difíceis em primeiro lugar

Além de ordenar as tarefas por prioridade, procure posicionar as mais difíceis de serem realizadas no topo da sua lista.

À medida que o dia vai passando e as atividades mais desafiadoras vão sendo eliminadas, o dia vai melhorando com uma agenda mais leve.

3. Identifique seus períodos de produtividade

Todos nós temos um período do dia em que somos mais produtivos.

Algumas pessoas produzem mais pela manhã, outras à tarde e outras ainda durante a noite e madrugada.

Identifique estes períodos e programe as tarefas mais difíceis para serem realizadas neles.

Assim, no restante do dia, poderá executar atividades mais leves.

4. Faça uma coisa de cada vez

Se você possui tarefas que exijam um alto nível de concentração, mantenha o foco em realizá-las uma de cada vez.

Não tente ser multitarefas nesses casos, pois o trabalho pode até ser rapidamente concluído, mas poderá perder a qualidade e ter ocorrências de falhas no processo.

Na verdade, se você fizer uma coisa de cada vez, o foco em cada tarefa poderá ser maior aumentando a qualidade dos resultados e reduzindo o tempo necessário para realizá-las.

5. Priorize o que deve ser feito

Tarefas que não possuem urgência em serem realizadas e estão na lista somente por serem agradáveis ou por desejo de fazer precisam ser removidas por completo.

Por que desperdiçar o seu tempo fazendo algo que não é importante? Avalie constantemente as coisas que você faz refletindo sobre a sua real importância naquele momento.

Muitas vezes, descobrirá um monte de atividades que, além de tomar o seu tempo, não estão levando a lugar algum.

Corte ou adie essas tarefas da lista e dos seus hábitos diários para focar no que realmente importa.

Existe uma regra chamada 80/20 que se refere ao fenômeno em que 20% das ações levam a 80% dos resultados. Então, identifique quais são esses 20% e concentre-se nas tarefas que geram os 80% dos resultados.

6. Faça da sua lista um hábito de controle

Uma lista de coisas a fazer permite identificar rapidamente todas as tarefas que precisam ser feitas no seu dia reduzindo o esforço mental para se lembrar delas.

Porém, algumas atividades urgentes acabam aparecendo. Adicione-as na lista do lado ou abaixo da tarefa que está realizando para não esquecer.

Caso não seja tão urgente ou importante pode ser adicionada na lista do dia seguinte.

Quando tiver o hábito de usar a lista, poderá melhorar a sua organização e eficiência. Sendo assim, faça uma lista adaptável para adicionar as tarefas que surgirem e tiverem menor importância para serem realizadas mais tarde.

Durante todo o dia, haverá muitas coisas que exijam a sua atenção e, para não perder o foco, vá adicionando essas atividades menos urgentes.

Geralmente são pequenos trabalhos que não levam muito tempo, mas podem ser muito importantes.

7. Não adie as suas tarefas

O pensamento de deixar para depois o que precisa ou pode ser feito agora representa um grande gastador de tempo e leva a grandes acúmulos de tarefas.

Para ajudar a mudar esse pensamento, sempre que pensar em adiar uma tarefa por indisposição, preguiça ou dificuldade, lembre-se de quantas coisas que poderia ter realizado se nunca deixasse nada para depois.

Essa prática com o tempo se tornará hábito e a sua produtividade pessoal aumentará espantosamente.

8. Use ferramentas de produtividade

Existem ferramentas, softwares e hardwares, que nos ajudam a ser mais produtivos e você deve utilizá-las.

O Google Now, por exemplo, é um aplicativo que poder ser utilizado em smartphones, tablets e notebooks e serve como um assistente pessoal.

Com ele você pode criar listas de tarefas, fazer pesquisas na internet, mandar mensagens, realizar chamadas, fazer anotações e muito mais apenas utilizando o comando de voz.

Ou seja, você não precisa mais parar o que está fazendo para realizar essas tarefas. Basta dizer o comando e o aplicativo faz o trabalho para você.

O Google Now é apenas um exemplo. Faça uma pesquisa na internet e descobrirá uma infinidade de recursos, gratuitos ou não, que podem tornar-se aliados da sua produtividade.

9. Pratique a meditação

A meditação ajuda a limpar a mente, acalma a ansiedade, faz a sua consciência despertar para as prioridades e ajuda você a se concentrar no trabalho.

Quanto maior for a sua clareza mental, mais poderá se concentrar nas tarefas, e a produtividade será elevada com qualidade.

Reserve trinta minutos do seu dia em um local silencioso e com boa vista, ouça os sons da natureza ou escute músicas tranquilas. Sente-se ou deite-se para ficar confortável.

Feche os olhos e reflita sobre o mundo a sua volta e como você interage como ele. Os resultados podem ser fantásticos.

10. Durma bem

Um bom sono pode aumentar consideravelmente os níveis de produtividade.

Lembre-se que não é só a quantidade de horas dormidas que importa, mas a qualidade do sono.

A lista de tarefas já elimina boa parte das preocupações em lembrar o que será feito no dia seguinte. Então, antes de dormir, tente relaxar.

Afaste-se da televisão, computadores, telefones e qualquer outro dispositivo que tome a sua atenção.

Você pode utilizar esse momento para praticar a meditação e limpar a desordem mental. Verá como consegue dormir melhor.

Na próxima semana daremos mais dicas profissionais. Não deixe de ler e, principalmente, praticar.

Fonte: Renato Mesquita, do site https://comunidade.rockcontent.com



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