SINCOR-PR
Rua Dr. Reynaldo Machado, 1309 - Bairro - Prado Velho
CEP: 80215-010 - Fone (41) 3213-9999 - Fax (41) 3213-9998
Curitiba PR

NOTÍCIAS

Decreto que regulamenta mercado de seguros no Brasil faz 50 anos

Postado em: Ter, 22 de Novembro de 2016   22:22

O Decreto-Lei que regulamenta o mercado de seguros no Brasil fez 50 anos nesta segunda-feira, 21. O documento dispõe Sobre o Sistema Nacional de Seguros Privados e regula as operações de seguros e resseguros.

Veja aqui o Decreto-Lei 73/66.

O presidente do SINCOR-PR, José Antonio de Castro, destaca que a legislação, que hoje completa cinco décadas, permitiu o desenvolvimento de uma categoria de profissionais que tem contribuído para o crescimento da economia do país.

Segundo levantamento da FENACOR, divulgado na semana passada, hoje o país possui cerca de 104 mil Corretores de Seguros, entre pessoas físicas e jurídicas. "É toda uma classe que, diariamente, colabora para o crescimento do Brasil". No Paraná são cerca de 6 mil. No país também existem 113 companhias seguradoras, das quais 64 com atuação no Paraná.

Esse crescimento, verificado nas últimas décadas, alçou o PIB de 4% a praticamente 6% verificado nos dias de hoje no país. "A importância do setor ultrapassa, em muito, a expressão meramente numérica. Hoje não podemos imaginar o mundo sem a indústria dos seguros", destaca Castro.

Segundo ele, as empresas não poderiam aceitar riscos como fazem atualmente e, portanto, seus investimentos seriam severamente restringidos e, com eles, a expansão futura das economias. Sem seguro, mercados inteiros entrariam em colapso.

Basta imaginar o que ocorreria com a venda de automóveis, com o mercado de crédito e com o comércio exterior se não houvesse o apoio dos seguros. A indústria de seguros, que cresce a níveis de dois dígitos, nos últimos anos, tem auxiliado o Estado no fornecimento de serviços cruciais nas áreas de saúde e de seguridade social, dentre outras.

O papel dos Corretores de Seguros, segundo Castro, tem se mostrado imprescindível nessa indústria, pois com o passar dos anos os profissionais aperfeiçoaram suas atividades e hoje funcionam como consultores dos mais diversos ramos existentes, orientando os segurados de forma adequada e com o propósito de atendê-los dentro de suas necessidades securitárias.

E para regulamentar este setor, existe a Superintendência de Seguros Privados (SUSEP). Nesta segunda-feira (21) a entidade realiza um evento no Rio de Janeiro, para comemorar 50 anos. Será das 16h às 19 horas, no auditório do Banco Central do Brasil, em que Castro estará presente representando o SINCOR-PR.

Na ocasião será lançado um guia e cartilha de orientação ao consumidor sobre produtos de seguros, haverá premiação de concurso cultural, homenagens a servidores e obliteração do selo comemorativo aos 50 anos.



Picasa Facebook Twitter Youtube