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Corretores recebem carteira de identidade profissional

Postado em: Qui, 23 de Novembro de 2017   18:30

O Sincor-PR fez a entrega de novas carteiras de identidade profissional a associados. Uma delas foi entregue ao Corretor Albery Garcia Duarte, o primeiro de Londrina a recebê-la. A entrega ocorreu no último sábado, durante confraternização ocorrida em Foz do Iguaçu, onde o Sindicato realizou a Reunião de Planejamento das ações para 2018. Albery é delegado do Sincor-PR.

Quem também recebeu o documento foi o Corretor de Seguros Alexander Vonn Fritz, de Tibagi. A entrega ocorreu nesta segunda-feira, dia 20, e foi feita pelo subdelegado do Sincor-PR em Castro, Jackson André de Lara.

E na terça-feira foram entregues novas carteiras, aos Corretores Sandra Padilha e Eduardo Padilha, em Londrina, pelo diretor regional Claudemir Rosseto, pelo delegado Albery Garcia Duarte e pelo representante do Comitê de Interlocução, Donizetti Márcio de Oliveira. Em Cascavel, o documento foi entregue ao Corretor Ary Vicente Junior, da Cidade de Boa Vista da Aparecida, pelo delegado Luiz César Dullius e subdelegado Mauro Luiz Vendruscolo, de Pato Branco.

SOLICITAÇÃO - A solicitação do documento deve ser feita pelo site da Susep e por todos que já estão recadastrados. O custo da carteira é de R$ 41,16. O presidente José Antonio de Castro destaca que o Sincor-PR irá pagar esse custo para todos os Corretores associados e que estejam em dia com suas obrigações com o Sindicato.

Mas para isso é preciso, que após a geração do boleto, ele seja encaminhado para o Sincor-PR, para o e-mail tesouraria@sincor-pr.org.br . O Sindicato avisa que NÃO é possível pagar o boleto e depois solicitar restituição do Sincor-PR. Portanto, gere o boleto e encaminhe ao Sincor-PR, que efetuará o pagamento.

O Sincor-PR esclarece que não possui qualquer responsabilidade pela emissão das carteiras profissionais e os dados descritos nas mesmas.

Veja um passo-a-passo que o Ibracor elaborou para auxiliar na solicitação do documento:

1. Quem poderá solicitar a carteira de identidade profissional?

Todos os corretores de seguros que já estiverem recadastrados e aos corretores de seguros que tiveram sua concessão de registro deferida após o início do recadastramento.

2. Onde o corretor de seguros poderá solicitar o seu pedido de carteira?

No sítio eletrônico da Susep.

3. Ao aparecer a mensagem de segurança "site não é seguro" o que devo fazer?

Eventualmente, esse certificado de segurança, emitido por uma certificadora oficial, pode apresentar problema. A orientação é ignorar o erro (clicando na opção avançado) e prosseguir para o site.

4. Em caso de erros diversos no prosseguimento, o que devo fazer?

É importante verificar a versão de seu navegador. Versões recomendadas: Mozilla Firefox
(40.0 ou superior), Chrome (37.0 ou superior), e Internet Explorer (10 ou 11).

?5. Como é o passo a passo?

1º - Acessar o site da Susep – www.susep.gov.br ou link:
https://www2.susep.gov.br/safe/menumercado/Carteiras/PreLoginCarteira.asp

2º - Tenha em mãos: seu CPF, a sua senha gerada no recadastramento e seu código de corretor;

3º - Após fazer a leitura da orientação disponível na página de pré-login, deverá clicar em “Prosseguir”;

4º - Deverá digitar o CPF, a sua senha gerada no recadastramento e o código de
verificação nos campos indicados e clique em "Entrar";

5º - O corretor deverá conferir os seus dados (extraídos de seu cadastro na SUSEP),
conferir, e se for o caso, completar as informações do seu cadastro. Atenção: é de EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO CORRETOR a conferência de seus dados no cadastro;

6º - Caso seja identificado algum dado incorreto, o corretor não deve concluir a solicitação da carteira. Se já tiver concluído, não deve gerar o boleto para pagamento. Se já tiver gerado o boleto, não deve efetuar o pagamento do respectivo boleto, pois a carteira de identidade profissional será expedida exatamente com os dados disponibilizados para essa conferência;

7º - A orientação em situações de identificação de erro é que o corretor de seguros corrija o erro identificado no seu cadastro, através de pedido de alteração cadastral, a ser realizado no sistema da Susep, utilizado o número de seu CPF e a sua senha criada no recadastramento;

8º - Com as informações confirmadas, deverá clicar em “confirmar”. Após deverá iniciar o fluxo de solicitação;

9º - Já no ambiente da empresa parceira, a Certisign, deverá clicar em “Nova solicitação” e informar o número de registro na Susep. Após irá identificar suas informações e deverá clicar em “continuar”;

10º - Será solicitado ao corretor, também, o fornecimento de uma foto e sua assinatura;
- A foto deverá atender às exigências do padrão ICAO (o mesmo usado em passaportes) -
Clique para mais informações:
https://sistemas.mre.gov.br/kitweb/datafiles/Munique/pt-br/file/Fotos%20ICAO.pdf

- Quanto à assinatura, é possível anexar o arquivo com sua assinatura no formulário disponível, fazer o upload de um arquivo com a imagem da assinatura digitalizada, ou desenhá-la com o mouse.

Vale lembrar que, para retirada da carteira, será exigida a apresentação de documento que deverá ter assinatura igual ou similar à enviada para a emissão da carteira.

No caso de assinatura digitalizada, a mesma deve obedecer a alguns requisitos mínimos (descritos na página onde será solicitada).

11º - Ao concluir a conferência do seu cadastro, preenchimento de dados solicitados, envio da foto e da assinatura, o corretor deverá gerar o boleto para pagamento e após o pagamento do respectivo boleto, considere seu pedido realizado.

6. Qual o prazo de disponibilização da entrega da carteira?

Em relação ao prazo de disponibilização, a produção das mesmas pela empresa
contratada se dará em lotes, inicialmente de 500 (quinhentas) unidades, em face dos custos envolvidos para a sua produção, podendo o tempo de entrega variar conforme a demanda.

7. Há prazo mínimo ou máximo para emissão da carteira pela parceira?

Não há prazo mínimo ou máximo para emissão das carteiras, após a solicitação no sistema, uma vez que somente serão emitidas a partir do fechamento do lote de 500 unidades.

8. Quem será responsável pela distribuição das carteiras?

A distribuição das carteiras ficará a cargo do Ibracor, em parceria, no Paraná, com o Sincor-PR.

9. Quem pode buscar minha carteira? Posso pedir que o Ibracor me envie pelos
Correios?

O corretor deve se dirigir ao Sindicato dos Corretores de Seguros de seu Estado ou às Delegacias Regionais para retirada da carteira. As carteiras não serão entregues por Correio.

10. O que eu preciso levar para retirar minha carteira no Sindicato dos Corretores de Seguros de seu estado ou Delegacias Regionais?

O corretor deverá apresentar comprovante de pagamento da carteira e documento de identificação original com foto para a retirada do documento.

Atenção: O documento a ser apresentado no ato da retirada da carteira deverá ter assinatura igual ou similar à enviada para a emissão da carteira.

11. O que deve ser feito em caso de identificação de erro na carteira de identidade profissional emitida?

Em caso de identificação de erro na carteira de identidade profissional emitida, no ato da conferência realizada na entrega, somente será aceita a devolução, para os erros relacionados à empresa que confeccionou o documento. Ou seja, para os erros de digitação ou informação equivocada no cadastro, confirmada pelo corretor no ato da solicitação realizada no sistema, não serão aceitas devoluções. Caberá ao corretor corrigir o erro identificado na carteira de identidade profissional diretamente no cadastro da Susep, através de pedido de alteração cadastral, a ser realizado no sistema da Susep, utilizado o número de seu CPF e a sua senha criada no recadastramento. Após o processamento da alteração no cadastro, o corretor deverá proceder com uma nova solicitação, arcando com o ônus da nova emissão.

Para mais informações, o corretor de seguros poderá encaminhar perguntas ao Fale Conosco do Ibracor (faleconosco@ibracor.org.br).



Jackson André de Lara entrega carteira ao Corretor Alexander Vonn Fritz.

Donizetti Márcio de Oliveira, Eduardo Padilha, Claudemir Rossetto, Albery Garcia Duarte e Sandra Padilha.

Mauro Luiz Vendruscolo, Ary Vicente Júnior e Luiz Cesar Dullius.

José Vaslanv, Albery Garcia Duarte, Claudemir Rossetto e José Antonio de Castro.

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