SINCOR-PR
Rua Dr. Reynaldo Machado, 1309 - Bairro - Prado Velho
CEP: 80215-010 - Fone (41) 3213-9999 - Fax (41) 3213-9998
Curitiba PR

NOTÍCIAS

Corretores de Seguros de Londrina e região participam do 8.º Workshop

Postado em: Seg, 12 de Novembro de 2012   22:13

Os Corretores de Seguros de Londrina e região estiveram reunidos na tarde de ontem (quinta, 8) para discutir uma série de assuntos ligados ao mercado, durante a realização do 8.º Workshop de Seguros, no Buffet Planalto. Dentre os temas, o seguro DPVAT, Vida & Benefícios e o futuro do seguro de automóvel.

O diretor da Delegacia do SINCOR-PR em Londrina, Antônio da Silva Pinela, deu as boas-vindas ao público, que assistiu a preleções iniciais dos representantes das seguradoras participantes e, posteriomente, participou com perguntas, como forma de interação para esclarecimento de dúvidas. Os trabalhos foram mediados pelo professor Maurício Tadeu Barros Morais, da FUNENSEG.

Na avaliação do Delegado do SINCOR-PR em Londrina, Claudemir Rosseto, o objetivo do evento foi somar. "Um workshop onde se discute temas do dia a dia do mercado é sempre muito bom para todos", disse. Rosseto destacou que é importante discussões como as ocorridas, pois é preciso estar atento ao mercado.

Ele justificou, inclusive, que o presidente do SINCOR-PR, José Antonio de Castro, não pôde estar em Londrina, pois no mesmo horário participava em Brasília de reunião que debateu o Projeto de Lei 3.555/2004, conhecida como Nova Lei Geral de Seguros. "São nossos olhos em Brasília", disse.

O Superintendente Executivo da Bradesco Auto/RE, Salomar Osti, após apresentar dois vídeos, um sobre os carros brasileiros que terão, de série, um chip de rastreamento, e outro que mostra um veículo trafegando sem a necessidade de que o motorista manuseie o volante, destacou que o Corretor tem de estar atento ao futuro.

"O chip irá ajudar a localização do veículo e, com certeza, fará diminuir as estatísticas de furto e roubo, e o carro com sensores inteligentes permitirão que se dirija com mais cuidado, evitando colisões, reduzindo, então, as estatísticas nessa área também. Isso tudo é futuro, e não muito distante".

Para ele, eventos como o workshop permitem que os participantes conheçam o que está por vir. "O SINCOR-PR tem sido muito ativo nesse sentido, possibilitando que seus associados consigam desfrutar dessas informações e, desde já, se preparar para as mudanças que o futuro reserva".

Na opinião do diretor da HDI Seguros, Moacir Abba, em 2003 a classe C significava 44% da população. "Hoje ela está na casa dos 66% e isso tem proporcionado mudanças significativas no jeito de se vender seguro", avalia.

Para ele, em 2003 o Paraná tinha 1,5 milhão de veículos licenciados e, em 2011, esse número saltou para 3,4 milhões. "Se continuarmos crescendo, e a uma taxa modesta de 3% ao ano, em 2016 teremos uma frota de 4,4 milhões, apenas de automóveis e carros leves, o que significa um potencial muito grande para seguros".

Na opinião de Abba o mercado está propício e os Corretores têm, cada vez mais, de ficarem conectados às mudanças, não só de tecnologia, mas também de novas possibilidades de negócios. "O SINCOR-PR tem permitido, com os workshops, mostrar que o mercado cresceu, mas vai crescer mais ainda. E isso é bom para todos".

Segundo o diretor executivo do SINDSEG-PR/MS, Ramiro Dias Fernandes, o Paraná possui uma frota segurada de 23%, pouco abaixo da média nacional, que é 29%. "Devemos fechar 2012 com crescimento na área de seguros, no âmbito geral, da ordem de 18% e, no segmento vida, 28%. Isso é uma ótima notícia para todos nós", avalia.

Na avaliação do superintendente executivo regional sul (PR/SC) da Generali Brasil Seguros, Jean Carlo de Borba, o workshop foi de "extrema importância". "Estou há cerca de 120 dias nesta função e foi ótimo poder compartilhar todo esse debate, inclusive conhecendo colegas de seguradoras e os Corretores de Seguro de Londrina e região".

Para ele, foi bom ouvir os anseios dos profissionais que atuam no mercado. "Vi suas considerações e isso é importante para balizarmos nossas ações na região e em todo o Paraná", disse.

Quem também considerou o evento significativo foi o diretor territorial da Mafpre Seguros, Vanderlei Scarpanti. "Foi um evento excepcional, pois promoveu troca de ideias. Os temas abordados promoveram reflexões que irão contribuir para o nosso trabalho no dia a dia", avalia.

Os Corretores de Seguros Edson Carlos Raimundo e Sandro Correa, da Corretora Seguralta, de Londrina, estão no mercado há apenas um mês. "Viemos para ter uma noção geral do mercado. Aprendemos muito", assegura Edson. "Pudemos trocar ideias com colegas e gostamos disso", afirma Correa.

Para o Corretor Cláudio Roberto da Silva, da corretora PSCamp, de Ivaiporã, as informações dos debates foram muito úteis. "Foram temas que esclareceram bastante e para nós foi significativo, pois muitas coisas do mercado às vezes não chegam até nós que atuamos no interior", conta.

Em sua opinião, ganhou quem participou do evento. "Muitos Corretores não vieram, mas vi que desta forma não há como reclamar depois, já que primeiro devemos 'fazer a tarefa de casa', que é participar, discutir e, com isso, contribuir para melhorar o mercado", disse.

A realização do evento foi do SINCOR-PR, com patrocínio Ouro da Bradesco Seguros e HDI Seguros; Prata da Liberty Seguros; Bronze da Centauro Vida e Previdência, Chubb Seguros, Marítima Seguros e Porto Seguro Seguros/Azul Seguros; Service da Extramed e Apoio do SINDSEG-PR/MS, FENACOR e FUNENSEG.

O workshop também foi destaque na mídia, com entrevistas em rádio e reportagem na Folha de Londrina, o principal jornal da região.



Picasa Facebook Twitter Youtube