SINCOR-PR
Rua Dr. Reynaldo Machado, 1309 - Bairro - Prado Velho
CEP: 80215-010 - Fone (41) 3213-9999 - Fax (41) 3213-9998
Curitiba PR

NOTÍCIAS

Bradesco deixa de operar seguro DPEM a partir deste dia 1.º

Postado em: Sex, 01 de Abril de 2016   15:46

A partir desta sexta-feira, dia 1.º, a Bradesco Seguros deixará de operar com o Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por Embarcações ou por sua carga (DPEM). A companhia era a única no país que ainda operava nesse ramo.

Ontem, dia 30, o governo federal transferiu a administração do fundo do DPEM para a Agência Brasileira Gestora de Garantias e Fundos Garantidores (ABGF). A decisão está na Medida Provisória 719, publicada nesta quarta-feira (30), no Diário Oficial da União.

A transferência do fundo para a ABGF era apontada pela FENACOR como uma das medidas necessárias visando à solução dos problemas que afetam a carteira.

A partir de agora a ABGF cobrirá a indenização por morte ou por invalidez permanente ou as despesas de assistência médica e suplementares, causadas exclusivamente por embarcações não identificadas ou que estejam inadimplentes quanto ao pagamento do seguro.

Segundo a MP 719, se nenhuma seguradora privada se dispuser a ofertar esse seguro, fica temporariamente suspensa a exigência de apresentação do seguro pelos donos das embarcações. Caberá à Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) informar à autoridade competente a falta de oferta do seguro.

A Bradesco já havia decidido deixar a carteira ainda no ano passado, devido à alta inadimplência, que chega a cerca de 80%. Mas por solicitações dos SINCOR's filiados, a FENACOR levou o pedido à Bradesco, que aceitou prorrogar a suspensão das vendas até o final de janeiro.

A SUSEP, então, criou uma comissão especial, com integrantes do governo e do setor privado. A Bradesco decidiu prorrogar a operação até este dia 31 de março. A SUSEP, até o momento, não divulgou nenhuma nova informação sobre o assunto.

O SINCOR-PR continuará acompanhando esta situação e informará os Corretores de Seguros sobre qualquer novidade sobre o assunto.



Picasa Facebook Twitter Youtube